segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Olá amigo, Bem-Vindo!!!



SOBRE O AUTOR: Marcello Tibiriçá é natural da cidade de São Paulo, é músico, violonista, pedagogo, professor de violão clássico e popular do Conservatório Musical do Butantã, professor de violão na sede da Ale Hänel Oficina de Atores, situada em São Paulo e autor do Blog Poética Musical, Violão e Arte. Formado em 2010 em violão erudito pela Escola Municipal de Música de São Paulo, sob a orientação dos violonistas e professores Paulo Porto Alegre e Henrique Pinto e, em 2004, pela Universidade Livre de Música Tom Jobim, com o seu ingresso em ambas as instituições realizado através de concurso. Concluiu as matérias de Harmonia, Contraponto, Análise Musical, História da Música, Música de Câmara, Piano Complementar, Teoria e Fundamentos do Jazz. Seu interesse pelo violão aconteceu desde muito cedo, e já a partir dos nove anos inicia seus estudos com o instrumento. Em 1983 e 1984 participa do Festival de Música Sacra do Colégio Liceu Coração de Jesus em São Paulo, sendo finalista nas duas edições. Entre 1985 e 1990 se dedica aos estudos de guitarra, voltando em 1991 a 1994 a estudar violão clássico em conservatório. De 1999 a 2001 atuou como tenor no CoraluspCoral da Universidade de São Paulo. Ainda na área musical, foi convidado a apresentar-se no Projeto Todos os Tons, realizado na Universidade Livre de Música Tom Jobim, com a Camerata de Violões ULM – Tom Jobim,  realizando uma apresentação na Sala São Paulo com a mesma. Como músico, trabalhou profissionalmente com o Trio Artbanda e com o Grupo Musical Estilo Livre, atuando em várias formações musicais. Como professor de música, trabalhou em escolas e conservatórios nas regiões de São Paulo e Osasco. É graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniseb. Atualmente, além de se dedicar intensamente à área da educação musical, também tem participado dos Encontros de Violonistas da Escola Municipal de Música de São Paulo e realiza um trabalho musical com o seu Duo de Violões Matizes, divulgando um repertório erudito e popular de todas as épocas. Em outros momentos escreve para os amigos leitores através deste blog!!!.     


SOBRE OS CURSOS (aulas particulares):

Violão Popular direcionado para o canto – O curso abordará todos os conceitos do violão popular, como postura, ritmos, harmonia, repertório, com noções sobre tópicos importantes que abordam o canto, como a respiração, afinação, tonalidade e acompanhamento ao instrumento. (O aluno escolhe o seu repertório).



Violão Clássico – O Curso de Violão Clássico possibilitará ao aluno fazer uma viagem musical através das diferentes épocas da História do instrumento, como o Renascimento, o Barroco, o Classicismo, o Romantismo e os Séculos XX e XXI – serão abordados os seguintes tópicos: postura, técnica, leitura em partitura, repertório de épocas históricas do violão, a partir de compositores importantes que contribuíram para a evolução técnica e musical do instrumento, dinâmica, expressão sobre o estilo musical de determinada época, e tudo o que envolve o violão e sua trajetória histórica. 


Mais informações no Whatsapp: (11) 98493-8899


OBJETIVO DO BLOG: Atuando na área de educação musical há mais de vinte anos e trabalhando paralelamente como músico durante esse tempo, senti a necessidade de compartilhar um pouco da minha experiência e aprendizados adquiridos durante essa trajetória. O objetivo do Blog Poética Musical, Violão e Arte, é através de uma conversa com os amigos leitores levar conhecimento, arte, história e contribuições do violão como instrumento que evoluiu através dos séculos e que hoje se perpetua como um dos instrumentos mais queridos e um dos mais escolhidos pelas pessoas. Ao mesmo tempo, também pretendo acrescentar dicas de rendimento para o estudo do mesmo, para aqueles que se iniciam no instrumento. Enfim, será um bate papo de forma descontraída, onde, em alguns momentos, a poesia poderá também fazer parte das nossas conversas como arte literária do nosso mundo imaginário.


PARA QUAL PÚBLICO? O Blog Poética Musical, Violão e Arte é direcionado para os meus alunos e para todos aqueles que de forma geral buscam conhecimento com Arte, com assuntos referentes à música, história, violão, poesia e afins.     

Escrito por Marcello Tibiriçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário