domingo, 10 de novembro de 2013

Violão: cuidados e saúde do seu instrumento!!!

Violão: cuidados e saúde do seu instrumento!!!

Olá amigos!!! Gostaria neste texto, para você que adquiriu recentemente o seu instrumento, deixar algumas dicas de cuidados com o seu violão, e que poderá ser de grande utilidade para a manutenção e maior tempo de vida do mesmo!!!


O violão, assim como outros instrumentos, tende com o passar dos anos e com o tempo de uso a sofrer modificações em sua amplitude sonora, timbre e qualidade, decorrente do envelhecimento natural da madeira, mas, também devido à forma como o mesmo será manuseado e cuidado!!!


Então, para que o seu companheiro de estudo ou trabalho siga em boas condições no dia a dia e, tenha um melhor envelhecimento e amadurecimento com o passar dos anos, segue aqui algumas dicas básicas que acredito serem importantes para o uso e manutenção do instrumento:



  • Juntamente com a aquisição do seu violão, entre um estojo e uma capa, se possível escolha o primeiro para uma boa proteção no transporte do instrumento, contra quedas e batidas.


  • Se você não estiver utilizando o instrumento, deixe-o em um lugar seguro, longe da movimentação de pessoas e de preferência dentro do estojo.


  • Mantenha o violão longe de lugares úmidos como cozinhas ou banheiros, pois a umidade em excesso prejudica a constituição da madeira.


  • Também mantenha o violão longe da luz solar. A madeira com certeza empenará, causando danos ao instrumento se o mesmo estiver exposto à luz do sol.


  • Quando na substituição das cordas, procure tirar uma corda e trocá-la pela outra logo em seguida, sem tirar todas as cordas de uma só vez. Isso ajudará em uma melhor manutenção e constituição do braço do violão, evitando assim empená-lo com o tempo. 


  • A tensão e o calibre do encordoamento deve ser o correto para o seu violão. Violões produzidos em série, de custo mais baixo e, por conseqüência, de menor qualidade, necessitam de um encordoamento mais leve em sua tensão. Já os violões produzidos por artesãos (luthiers), com maior qualidade e por isso mais caros, aceitam com tranqüilidade encordoamentos de tensões mais altas. Converse com o seu professor sobre isso!!!        


  • Na limpeza do instrumento, jamais use produtos de limpeza como álcool ou similar. Se o violão possui um verniz como a goma laca ou o poliuretano, passar uma quantidade pequena de lustra móveis com uma flanela limpa e seca, lustrando em seguida o instrumento para a retirada do produto, poderá ajudar a prolongar um pouco a manutenção do verniz. 


  • Qualquer conserto ou alteração na constituição do violão, como a modificação da altura do rastilho e, consequentemente a altura das cordas em relação à escala, ou, ainda, a diminuição dos trastes, por exemplo, deverá ser feito por um luthier de confiança e capacitado para as alterações que você julgue necessárias. 


  • Em determinados períodos do ano, ou regiões do país onde a umidade relativa do ar pode cair gradualmente, por exemplo, abaixo dos 40%, para evitar que a madeira do instrumento corra o risco de rachar, pode-se colocar na parte interna do violão um pedaço pequeno de bucha de cozinha úmida, ou um pedaço de papel toalha úmido e amassado para que a evaporação da umidade ajude contra a secura do tempo.


  • Por fim, cuide com carinho do seu parceiro, pois o instrumento que transmite vida musical aos seus dias sentirá positivamente com o passar dos anos os seus cuidados para com ele, e lhe agradecerá retribuindo na melhor qualidade sonora possível, em forma de música todo o afeto concedido.        


É isso!!! Espero que as dicas aqui passadas possam ser úteis, ajudando-o no dia a dia na manutenção e conservação do seu instrumento!!!


E para não perder o costume, novamente vai o lembrete: Procure sempre um bom profissional e com a formação no instrumento da sua escolha!!! Com isso, você ganha tempo no aprendizado correto e maior conhecimento musical!!!


Até a próxima!!!


Escrito por Marcello Tibiriçá.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário