domingo, 30 de março de 2014

A Leitura Musical!!!

A Leitura Musical!!!

Olá amigos! No meu texto Violão: Concentração no Estudo, de Setembro de 2013, eu procurei mostrar alguns recursos a serem utilizados como auxílio no aprimoramento e no bom rendimento das tarefas do estudo diário com o instrumento.

Hoje, o assunto será sobre a leitura musical!

Costumo dizer que aprender a ler música é conhecer um novo idioma, com seus signos, com suas pontuações e articulações, com seu próprio vocabulário.  Então, uma boa ou má decodificação do texto musical, dependerá da forma como esses elementos citados anteriormente serão realizados no ato da leitura do aluno com seu instrumento.

A leitura musical, muito antes de ser um hábito na vida do estudante ou instrumentista, deverá ser um estudo organizado e elaborado, de forma que a assimilação da mesma pelo aluno e o seu pleno desenvolvimento sejam satisfatórios. 

Em uma primeira etapa, a leitura musical está diretamente associada aos exercícios preliminares no instrumento. No caso do violão, a mesma se apresenta a partir de uma linha monofônica (uma única linha melódica), evoluindo para a polifonia, acompanhando a evolução do texto musical e a técnica do instrumento. Da mesma forma, a leitura de músicas deve inicialmente se dar com peças de “maior simplicidade” em sua construção e, preferencialmente de curta duração, evoluindo com o passar do tempo e com a orientação do professor, para um repertório mais elaborado.

Para um bom desenvolvimento e evolução da leitura musical, o aluno iniciante deverá concretizá-la lentamente e sem interrupções! Por outro lado, uma leitura mal realizada, muitas vezes é uma decorrência da ansiedade do instrumentista iniciante em decodificar rapidamente o texto musical, formando-se assim o hábito do desejo de se chegar prontamente ao final da peça.

Para aqueles que já possuem o domínio da leitura musical, procurar ler a cada dia um novo texto e, de preferência de um novo autor, poderá ser um ganho na evolução da decodificação e assimilação de novos signos, aumentando assim o vocabulário da leitura musical propriamente dita.

É isso, amigos! Até uma próxima oportunidade! Espero que o texto possa lhe ser útil!!! Bons estudos e uma ótima leitura musical a todos!!!

E aqui, mais uma vez o lembrete: Procure sempre um bom profissional e com a formação no instrumento da sua escolha!!! Com isso, você ganha tempo no aprendizado correto e maior conhecimento musical!!!

Escrito por Marcello Tibiriçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário