terça-feira, 8 de julho de 2014

Audição: Um importante caminho para a expressão!!!

Audição: Um importante caminho para a expressão!!!

Olá amigos!!! 

A importância de audições musicais para o aluno instrumentista se torna imprescindível no processo da sua construção interna expressiva e poética, no momento o qual a formação de um vocabulário musical dinâmico e expressivo proporcionará a comunicação entre a música e o ouvinte!!!

Contar uma estória ou história, de forma a despertar no ouvinte o interesse e atenção pela mesma requer uma habilidade expressiva por parte de quem conta, com suas dinâmicas, entonações de voz e interpretações que uma boa cena ou um bom conto requerem.

Assim, o mesmo acontece com a música! Despertar o interesse do ouvinte para uma canção ou uma peça musical requer do interprete instrumentista uma grande habilidade expressiva, com todos os recursos de dinâmicas possíveis de serem utilizados no ato de tocar! Ou, melhor, no ato de interpretar!!! 

O que diferencia uma grande interpretação musical da pura técnica mecânica de um estudo é a vida que se dá com a primeira, a partir da expressão, com todas as dinâmicas e matizes de sons e, com o objetivo de se contar uma estória, ou, a partir da História comunicar a música!

No violão existe uma riqueza de timbres proporcionados por uma variedade de toques com ângulos diferentes das mãos e dos dedos (unhas) e, uma gama de sons que vai do mais aveludado ao mais metálico, ou ainda, uma combinação dos dois, dependendo da posição da mão direita em relação ao espaço entre o cavalete e o final da escala do instrumento. O uso do vibrato (no violão a execução é mais longa e mais lenta que a do violino), a intensidade de ataques de mão direita (do mais fraco ao mais forte), a harmonia de movimentos entre as mãos esquerda e direita e uma infinidade de recursos de dinâmica musical explorados no instrumento são componentes fundamentais para uma interpretação mais expressiva!!!         

Ouvir!!! Ouvir músicas de estilos variados e de boa qualidade é um caminho necessário na formação de um vocabulário interno expressivo e poético do aluno instrumentista! Ir a audições de grandes concertistas, concertos de orquestras ou corais, assistir vídeos de instrumentistas consagrados, ouvir uma boa estação de rádio com um repertório que venha acrescentar musicalmente, são alguns dos recursos e ótimas opções para a formação musical do aprendiz!!! Seja o Rock da banda Genesis, dos Rolling Stones ou do Supertramp, seja o Romantismo de Beethoven ou de Chopin, o Impressionismo de Debussy, ou, ainda, o Jazz de Miles Davis e Charlie Parker, ou mesmo a Música Brasileira de Villa-Lobos ou Tom Jobim, o importante é aventurar-se por novos horizontes, estar sempre aberto às novidades musicais do passado, presente e do futuro!!! 

Para audições de violão poderíamos aqui mencionar centenas de concertistas, mas, como uma primeira exemplificação, vale destacar inicialmente alguns nomes consagrados como o espanhol Andrés Segovia, o inglês Julian Bream e o australiano John Williams. Também, a atual sensibilidade da oriental Kaori Muraji e da croata Ana Vidovic, ou, ainda, os brasileiros Raphael Rabello, a genialidade do Duo Assad e o violonista Fábio Zanon.  

Incentivar os alunos para audições de grande qualidade, disponibilizando tempo e material adequado para essa tarefa é um importante compromisso a ser assumido pelo professor, possibilitando assim ao aluno a sua introspecção e seu desenvolvimento do vocabulário expressivo musical, com uma abertura para novas possibilidades de interpretação!!!        

Ouvir!!! Para se expressar; conhecer e ouvir sempre!!! Se você ainda não utilizou esse recurso, peça orientação ao seu professor o quanto antes!!!

Amigos, espero ter ajudado!!! Até a próxima e boas audições!!!

E, só para lembrar, procure sempre um bom profissional e com a formação no instrumento da sua escolha!!! Com isso, você ganha tempo no aprendizado correto e maior conhecimento musical!!!

Escrito por Marcello Tibiriçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário