sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Violão: Minha primeira aquisição!!!

Violão: Minha primeira aquisição!!!

Olá amigos! Neste período de aproximadamente 1 ano e 5 meses, eu compartilhei aqui no Poética Musical, Violão e Arte, alguns textos que abordaram sobre a preparação para o estudo do instrumento, em outros momentos, sobre a concentração no estudo do violão e, dentre outros, também dicas de conservação e manutenção do mesmo. 

Hoje, não menos importante que as produções anteriores, esta fala sobre a primeira aquisição do instrumento. Um assunto que, durante os meus anos de profissão, sempre foi um dilema apresentado por quase todos os alunos iniciantes!

Então, vamos lá!!!       

Para o aluno que está iniciando ou mesmo para aquele que nunca possuiu um violão, a primeira aquisição do instrumento não é uma tarefa simples. 

Em geral, a escolha errada do instrumento pode levar o aprendiz a resultados insatisfatórios no que diz respeito à aprendizagem e, no futuro, isso poderá lhe causar prejuízos físicos quanto à postura!!! Por isso, o aconselhamento de um profissional é ideal para uma boa aquisição.  

Para iniciar os estudos de violão, o aluno não precisará adquirir um instrumento muito caro, de primeira linha. Entretanto, isso não é uma regra a ser cumprida e, se assim o desejar, e dependendo do quanto esteja disposto a gastar, existem ótimos luthiers em diversas regiões do nosso país que fazem valer o custo- benefício!!! 

Dentro de um preço acessível para o principiante, existem os violões produzidos em série, das mais variadas marcas e para todo o tipo de clientela. Porém, atenção!!! Instrumentos de custo muito baixo tendem a apresentar problemas em sua estrutura, no que diz respeito principalmente ao empenamento da madeira, do braço do violão, problemas de tração das cordas e altura das mesmas em relação à escala, com as tarraxas, etc. Neste quesito, a orientação do seu professor é de fundamental relevância para evitar erros de escolha. 

Violão com cordas de nylon, de tensão média para leve e, com a altura mais baixa em relação à escala é o mais aconselhável para quem se inicia no instrumento, evitando-se, assim, um esforço físico desnecessário no aprendizado inicial. 

O ato de se escolher o instrumento somente pela “beleza” ou pela cor, muitas vezes, ou quase sempre, se torna um risco, não resultando em uma boa relação custo-benefício. Em última instância, ouça o seu professor!!!

Para as crianças ainda pequenas, na faixa etária entre 6 e 10 anos, existem violões menores, portanto, com o braço, escala e o corpo mais adequado ao tamanho do aluno. Com o passar dos anos e, com o crescimento da criança, o professor precisará orientar os pais para a aquisição de um violão maior e mais adequado ao tamanho da mesma!!!

Após a fase inicial de aprendizado e, com o desenvolvimento do aluno para um nível mais elaborado e avançado de repertório, o aprendiz naturalmente sentirá a necessidade de um instrumento de melhor qualidade, preferencialmente produzido por um artesão. Sendo assim, antes da escolha “definitiva”, será importante experimentar e tocar em um maior número possível de violões, conhecendo e conversando com os luthiers.

Por fim, se você adquiriu recentemente o seu instrumento, para uma melhor manutenção do mesmo indico a leitura do meu texto Violão: cuidados e saúde do seu instrumento, de Novembro de 2013.

Espero ter ajudado! Bons estudos!!! Até a próxima!!! 

E não esqueça: na dúvida, consulte sempre um profissional da sua confiança!!!

Escrito por Marcello Tibiriçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário