sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Antes das avaliações: planejamento, organização e disciplina!!!

Antes das avaliações: planejamento, organização e disciplina!!!

Olá amigos!


É natural que as avaliações de prática de instrumento ou de canto sejam uma preocupação frequente entre os alunos de Conservatórios e Escolas de Música. Pensando nisso, elaborei alguns procedimentos que, se seguidos de forma disciplinada pelo discente, poderão ser de grande utilidade, possibilitando, desta forma, algum resultado, senão o melhor, ao menos mais satisfatório quanto ao rendimento no dia da avaliação.


Porém, é importante frisar que resultados positivos quanto aos procedimentos só poderão se concretizar se durante o trimestre ou semestre das aulas regulares o aluno seguir um planejamento de estudo, de forma disciplinada e organizada com a orientação do professor!!!

Então, vamos lá!!!


• O planejamento e a organização do estudo diário do instrumento ou de canto devem ocorrer desde o primeiro dia de aula, com a orientação do professor de música.



• É fundamental que o aluno entenda a importância da disciplina em relação aos estudos diários. A melhor forma de se obter bons resultados é o compromisso assumido por ele quanto a este quesito, de forma natural.  



• Sem disciplina não existem resultados satisfatórios, muito menos sucesso.



• Todas as dúvidas surgidas durante as aulas precisam ser sanadas com o professor. Procure não levar dúvidas para casa.



• Durante o estudo diário do instrumento, é imprescindível que o aluno faça uma marcação nos trechos que mais tenha dificuldade, sobre as músicas, estudos ou peças musicais. As marcações precisam ser mostradas ao professor, que, por sua vez, auxiliará em sanar as dificuldades técnicas ou interpretativas. 



• O resultado satisfatório com o repertório musical é a soma dos dias estudados de forma organizada e disciplinada pelo aluno. Portanto, não deixe para a última hora ou véspera da avaliação. Estudar na véspera da aula ou avaliação só causará um desgaste insatisfatório. 



• Procure, na medida do possível, estar bem alimentado e descansado antes de estudar. Não se esqueça de ingerir muita água nos dias de calor para a hidratação. Afinal, tocar um instrumento também requer um esforço físico, além de mental.  



• Se o seu instrumento é da família das cordas, e se houver a necessidade de mudança das mesmas para a avaliação, não deixe para a última hora. Procure trocá-las com duas semanas ou mais de antecedência. Assim, haverá um tempo maior para o ajustamento da tensão das mesmas e, consequentemente, para a manutenção da afinação. 



• Após a decisão do repertório a ser apresentado na avaliação, procure tocá-lo para os familiares e amigos, fazendo assim uma prévia de possíveis situações positivas ou não desejadas. 



• Na semana que antecede a avaliação, foque o estudo somente no repertório e na matéria que apresentará, mantendo o mesmo planejamento de horários, organização e disciplina. Procure realizar a passagem do repertório mentalmente, com todos os movimentos de forma lenta, recordando, desta forma, toda a memória digital apreendida no instrumento.    



• No dia anterior à avaliação não haverá a necessidade de se alongar no estudo prático, já que o aluno, durante o trimestre ou semestre de aulas, seguiu todo o planejamento, organização e disciplina de estudos. Ainda na véspera, evite esforços físicos desnecessários, não se esquecendo de hidratar-se e alimentar-se adequadamente. Neste dia, procure dormir mais cedo do que está acostumado, alongando, assim, o tempo de descanso.



• Por fim, recomendo também a leitura dos textos Violão: Preparação para o Estudo, de Fevereiro de 2013 e, Violão: Concentração no Estudo, de Setembro de 2013. 



É isso!!! Bom semestre de estudos e uma ótima avaliação!!!

Escrito por Marcello Tibiriçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário